terça-feira, 18 de dezembro de 2018

À conversa com o Centro Desportivo e Cultural de Montalegre










quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Boas festas


Férias de Natal biblioteca municipal









quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Apresentação do Livro MY Europe Francisco Jaime Quesado

 
Apresentação do Livro MY Europe Francisco Jaime Quesado 
 
Ver Aqui:

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Programação Cultural Dezembro 2018



Apresentação do livro "My Europe"












quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Dia Internacional da Tolerância 16 de novembro de 2018




Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO,
 por ocasião do
Dia Internacional da Tolerância
 16 de novembro de 2018

Nas últimas décadas, a globalização conheceu uma aceleração desenfreada. Este fenómeno parece estar caracterizado por uma forte ambivalência: por um lado, a globalização aproxima os Estados e os cidadãos, permite uma cooperação profícua em numerosos domínios; por outro lado, gera desequilíbrios, suscita medos e cria novas tensões. Os populismos, os discursos de incitação ao ódio e à exclusão prosperam com base na ansiedade provocada pelas desigualdades socioeconómicas, as migrações forçadas de populações, as recomposições sociais, o desafio ecológico.
Este Dia Internacional da Tolerância é uma ocasião para relembrar que a diversidade cultural é consubstancial às sociedades humanas, que é uma força, um motor de desenvolvimento, uma riqueza da qual todos nós podemos retirar um benefício desde que aprendamos a conhecer-nos, que percebamos o que cada cultura tem de universal e que adotemos uma atitude de tolerância perante o que nos parece, à primeira vista, estranho e diferente.
A tolerância não deve ser entendida como a mera disposição para tolerar o outro, mas como a aptidão para o respeitar e apreciar, compreender o valor profundo da sua cultura e reconhecer a igualdade de direitos de que gozam todas as pessoas enquanto ser humano. É este o sentido da definição dada na Declaração de Princípios sobre a Tolerância adotada pela UNESCO em 1995:
“A tolerância é o respeito, a aceitação e a apreciação da riqueza e da diversidade das culturas do nosso mundo, das nossas formas de expressão e das nossas maneiras de exprimir a nossa qualidade de seres humanos”.
A tolerância, que é simultaneamente virtude moral e princípio político, é um sólido baluarte contra o racismo e contra todas as discriminações. É um vetor de paz, que devemos cultivar e reforçar. É neste espírito que foi criado, por exemplo, o Prémio UNESCO-Madanjeet Singh para a promoção da tolerância e da não-violência. Os laureados da edição de 2018 são a cineasta canadiana Manon Barbeau, que desenvolveu workshops audiovisuais itinerantes para sensibilizar para a diversidade das culturas e das línguas autóctones, e a ONG queniana The Coexist Initiative, que defende os direitos das mulheres e a luta contra os estereótipos de género.
Oxalá que estas iniciativas sejam para todos nós uma fonte de inspiração e um estímulo para cultivarmos a tolerância, agora e sempre.
 Audrey Azoulay

segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Ser + campanha de solidariedade de 12 de Novembro a 10 Dezembro


sexta-feira, 2 de novembro de 2018

HOJE - "Todos Contam" - Sessão pública na biblioteca municipal (16h00)





quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Programação Cultural Novembro 2018




terça-feira, 23 de outubro de 2018

29 de outubro " E se fosse consigo?"

Clique aqui

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

28 de Setembro apresentação de livros da autoria do padre missionário José Luzia .


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Hora do Conto





segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Outras leituras com " O substituto"

O Substituto

Género: Drama   /   Classificação:  M/12  /   EUA, 2011, Cores, 97 min.
Henry Barthes (Adrien Brody) é professor de liceu e possui um talento nato para criar empatia com jovens. Porém, decidido a não criar vínculos com nenhum, optou por uma carreira de substituição, orientando, por curtos períodos, turmas que por um motivo ou outro ficaram sem docente. Até ao dia em que é colocado numa problemática escola pública, onde o corpo de professores se debate com adolescentes desmotivados e violentos. Ao descobrir uma ligação improvável com os seus novos alunos, com uma professora da escola e uma jovem problemática que recolhe das ruas, Henry apercebe-se que o seu dom natural pode realmente fazer diferença nas vidas de algumas pessoas e que, mesmo que o preço seja a perda de alguma paz de espírito, vale a pena o envolvimento...
Realizado por Tony Kaye ("América Proibida", "Lake of Fire", "Black Water Transit"), "O Substituto" conta ainda com a colaboração de Christina Hendricks, James Caan, Marcia Gay Harden, Lucy Liu, Blythe Danner, Tim Blake Nelson, Bryan Cranston, William Petersen e dos estreantes Betty Kaye e Sami Gayle. 
                                                                                                                     in, PÚBLICO

Programação Cultural Setembro 2018



sexta-feira, 31 de agosto de 2018

"Do Saber Popular Não deves Duvidar" Exposição de plantas medicinais.


quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Programação Cultural Agosto 2018




sexta-feira, 27 de julho de 2018

Mexe-te nas férias Ler + dá saúde em parceria com UCC / Centro de Saúde Montalegre