quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Itinerâncias Culturais e Sociais com os Seniores Barrosões”


Arrancou no Lar de Cabril a mais recente aposta social da Câmara Municipal de Montalegre. Chama-se “Itinerâncias Culturais e Sociais com os Seniores Barrosões”. Com este projecto, sinalizado numa carrinha ambulante da autarquia, o município quer dar «uma resposta social, cultural às necessidades dos seniores do concelho de Montalegre, visando ser um pólo móvel (“Biblioteca Itinerante”) democratizador de bens e ofertas que promovem a “aprendizagem” através de actividades culturais, sociais e recreativas, onde também se fomenta o aumento da auto-estima e da autonomia».


OBJECTO SOCIAL

Gorete Afonso, responsável pela Biblioteca Municipal de Montalegre, é a principal mentora deste projecto. Em linhas gerais, define-o desta forma: «insere-se num âmbito de promoção e democratização do acesso aos meios culturais e sociais do município. É particularmente destinado a um público em crescendo que são os seniores. Referir que é a primeira fase deste projecto, é uma fase-piloto. O nosso objectivo, para além da fruição cultural, é muito no âmbito social, criar e promover melhores condições de vida, minorando momentos de apatia, de solidão, promovendo uma actividade com mais qualidade».

«EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS»

A reforçar esta argumentação estão as palavras de Fátima Fernandes, vereadora da educação da Câmara Municipal de Montalegre: «é um projecto muito importante e interessante porque é um exemplo de boas práticas. Temos os recursos humanos e materiais que são colocados ao serviço das pessoas. Numa primeira análise pode parecer que nós estamos a dar, porque vamos prestar um serviço social, mas penso que não é isso que vai acontecer…nós vamos receber muito mais! Não podemos esquecer que os nossos idosos são o repositório da nossa cultura e da nossa identidade». Sem se deter, a edil afirmou: «depois há uma outra vertente porque as nossas crianças vão poder participar neste projecto. Todos sabemos que é uma alegria para os idosos conviver com os mais jovens e estes têm muito a ganhar com este contacto. Estou em crer que sairá daqui um trabalho muito rico, em termos culturais para o nosso concelho, e isto até poderá constar num leque de trabalhos a apresentar, onde alguns investigadores poderão fazer..sabe-se lá!».

SOCIALIZAÇÃO DOS IDOSOS

Inserida no núcleo forte deste projecto, Irene Esteves, responsável pela Divisão Sócio-Cultural do Município de Montalegre, destacou o valor social deste investimento: «é um serviço diferente. Por um lado tentamos rentabilizar um equipamento que já tínhamos que é esta carrinha que foi criada como Ludoteca Itinerante. Com o encerramento das nossas escolas primárias e jardins de infância, achamos que tínhamos aqui um equipamento que estava subaproveitado. Com esta base, criamos as bases deste projecto, num projecto ao qual a Dr.ª Gorete está a levá-lo para o terreno. Este projecto, na área social, tem um objectivo muito importante que é quebrar a solidão dos nossos idosos, é a socialização dos nossos idosos. Nesta primeira fase vamos começar pelos lares, mas o objectivo é alargar este projecto às localidades onde não têm qualquer serviço de apoio. O objectivo final é criar espaços de convívio onde não haja instituições e serviços. É aqui que temos que trabalhar».

CARACTERÍSTICAS DO PROJECTO

Público Alvo
Destina-se a seniores com idade igual ou superior a 55 anos e/ou reformados do concelho de Montalegre.

Parcerias
Município de Montalegre (DSC- Biblioteca Municipal e Ecomuseu) e IPSSs do concelho de Montalegre (Lares e Centros de Dia), designadamente:
- Centro Social de Cabril;
- Lar de Terceira Idade Nossa Senhora do Pranto (Salto);
- Lar de Sª José (Sta Casa da Misericórdia de Montalegre);
- Centro de Dia de Vilar de Perdizes.

Objectivos
Visa criar, dinamizar e organizar frequentemente actividades culturais, sociais, recreativas e de convívio, traduzindo-se nos seguintes objectivos:
• Divulgar a história, as ciências, as tradições, as artes, os locais e os demais fenómenos culturais;
• Democratizar o acesso a bens culturais e sociais a todos os seniores do concelho - Montalegre;
• Ser um “pólo móvel” de informação e divulgação de serviços e direitos dos seniores;
• Contribuir para o enriquecimento intelectual e cultural dos seniores;
• Incentivar a participação e organização em actividades culturais de lazer;
• Desenvolver as relações interpessoais e sociais entre as diversas gerações;
• Fomentar o voluntariado na e para a comunidade;
• Fomentar o uso das tecnologias no público alvo - seniores;
• Minorar momentos de apatia e solidão dos seniores.

Actividades

“Saber viver para melhor envelhecer” - Actividades de vários âmbitos que ajudem a promover o equilíbrio de uma vida saudável:
Histórias Com Chá:
- sessões de leitura em voz alta (contos tradicionais, cancioneiro popular);
- Requisições de livros, revistas, jornais,…
- sessões informativas sobre diferentes temáticas, ex: saúde, saber alimentar-se, promoção da actividade física…
- actividades de lazer (torneios de jogos de salão, ex: campeonatos inter-freguesias, instituições…);
- actividades de artesanato;
- recolha de histórias de vida;
- sessões de “cinema” (passagem de documentários da região…)

Memórias de tempos idos - Visionamento de documentários do Ecomuseu
Visitas ao Património dentro e fora do Concelho com acompanhamento dos promotores. Divulgar a história de diferentes regiões, contribuindo ao mesmo tempo para o reforço da identidade cultural da população sénior.

À Conversa com… - Ciclo de Conversas
, ao longo do ano, em várias organizações de idosos do concelho. Reflectir sobre os problemas sociais, psicológicos e de saúde, que afectam os idosos e as formas de os abordar, através de um Ciclo de Conversas que decorrerá sempre durante a tarde, em diferentes locais do nosso concelho, utilizando como metodologia para dinamização da discussão o recurso a interventores que se enquadrem nos temas destas “conversas” e que dinamizem estas sessões, provocando o debate.

“Gerontotecnologia”

A aprendizagem e uso das ferramentas e equipamentos tecnológicos - promoção de acções de aprendizagem, no âmbito das tecnologias da Informação, comunicação;

Dar para receber -
promoção de acções de voluntariado com instituições da comunidade, ex: “guias” de visita dos pólos do Ecomuseu; cooperação com as instituições educativas, escolas, bibliotecas… com a Cruz Vermelha;

Saberes e sabores -
“workshops”, eventos vários de culinária regional;

Saber fazer - Artes e Ofícios -
actividades promotoras de fomento à construção de objectos artesanais;

Encontros Inter - geracionais -
promoção de encontros com as diferentes faixas etárias;

Encontros de Seniores - promoção de encontros, convívios entre seniores dos diferentes “pontos” do concelho, com um programa específico alusivo à data.


in, www.cm-montalegre.pt

0 comentários :